História









2006


Início das atividades do Grupo Om no espaço de cultura védica Mantra Gastronomia e Arte em Porto Alegre.


Realizamos temporada de leitura encenada do Mahabharata no Mantra e em eventos como o Festival Rhata Yatra no Parque da Redenção. 


2007



Fomos contemplados em concurso público com financiamento da Prefeitura de Porto Alegre para nossas atividades.


2008


Em agosto, fizemos temporada de doze apresentações do Mahabharata, com quinze atores, bailarinos e músicos na Usina do Gasômetro. 


Em abril ouvimos os mantras e músicas do Projeto Kayab e falamos sobre arte e espiritualidade em evento no Centro Cultural Usina do Gasômetro.

Recebemos a bailarina de Kathak dance MANUELA BENINI, que nos ensinou sobre o Mahabharata como contado pelo Kathak e ofereceu oficina na Cia. de Artes e apresentação no Mantra com produção do Grupo Om.

Em fevereiro e março promovemos as oficinas em Porto Alegre e São Lepoldo do mascareiro argentino PABLO RUNA. Ele participou da preparação de atores de nosso espetáculo, enriquecendo o trabalho com sua vivência com as máscaras e a espiritualidade. 


















2009

Apresentações do Mestre
Sandeep Bodhanker 

Um dos mais virtuosos artistas indianos da atualidade 
( www.sandeepbodhanker.com) esteve em Porto Alegre em duas oportunidades em sua turnê do espetáculo Bhakti - Essence of Life. do qual o Grupo Om participou mostrando cena do Mahabharata. Sua apresentação no Centro Municipal de Cultura teve produção do Grupo Om






 2010


Bhagavad Gita no Gasômetro 

Performance de 18 a 26 de julho no Centro Cultural Usina do Gasômetro em Porto Alegre do Bhagavad Gita, livro sagrado da filosofia indiana. 



Usina das Índias em Porto Alegre

Produção do Grupo Om em parceria com o Jaya - Espaço Cultural Indiano. Foi um fim-de-semana de festa e muito aprendizado na Usina do Gasômetro no mês de abril . Tivemos oficinas de yoga, yoga pra crianças, vivências de Zen-Budismo, mostra de pinturas, vestuário, palestras sobre filosofia, cultura e medicina, exibição de vídeo, dança indiana cigana e de vários outros estilos, teatro e muito mais.


2011/12

Histórias da Ìndia

Nos transferimos para Pernambuco, para pesquisar os elementos da cultura indiana presentes nas artes do nordeste e dar continuidade a nosso trabalho.

Apresentamos em 2012 performance de Histórias da Índia no Sádhana Yoga, em Recife (PE)


Em 2014 recebemos prêmio do Ministério da Cultura para viajar a Nova Iorque e fazer treinamento com a professora de Kathak Dance Najma Ayashah para preparação da montagem do Gita no Sertão, a qual irá reunir atores, músicos e bailarinos da cultura indiana e popular do nordeste. Na foto, performance apresentada no Alto da Sé em Olinda.